top of page

As 10 dicas essenciais para fazer bolos



Quantas vezes o bolo parece lindo, grande e dourado dentro do forno mas quando o tiram ele encolhe e um buraco aparece no centro?

Ao longo destes anos fui aprendendo sobre a ciência de fazer bolos e partilho as 10 dicas que pode seguir para que um bolo fique sempre perfeito.


  1. Comece com uma boa receita.

Comece por fazer receitas testadas. Existem milhões de receitas na internet e livros mas mais de metade talvez nunca foram testadas devidamente. Procure receitas com reviews ou de blogs especializados em bolos.


2. Leia e siga a receita rigorosamente


Eu sei que parece básico mas quantas vezes já ouvi dizer "eu tirei um pouco o açúcar para não ficar doce..." nãaaaaao faaaaçaaaam isssssoooo!!! Imaginem uma receita como uma experiência química. Se tirarem parte de um elemento talvez possa resultar numa explosão... neste caso um bolo diretamente para o balde do lixo. O açúcar é uma parte muito importante da receita por isso não o retire!

Não se esqueça também, se uma receita diz envolver, envolva, não mexa. Acredite, funciona!


3. Prepare antecipadamente todos ingredientes que vai necessitar


Depois de analisar a receita, veja se tem todos ingredientes necessários. Se tiver a bater os ovos e perceber que não tem farinha suficiente ou fermento a receita fica arruinada. Todos já passamos por isso não é verdade? Então faça uma checklist primeiro, compre o necessário e pese tudo antes de começar a receita;


4. Use ingredientes frescos


Falando em fermento, verifique sempre se o seu está ativo. Se não costuma fazer bolos muitas vezes o fermento pode ter perdido o seu efeito (mesmo estando na data!). Para verificar misture uma colher de fermento em água quente, se borbulhar está ativo.

Guarde sempre a farinha num local seco dentro de um contentor.

Os ovos são o nosso principal ingrediente e têm de ser seeeempre frescos e com qualidade. Nunca os deixe ao calor e lembre-se, se vender bolos, nunca poderá usar ovos caseiros.


5. Os ingredientes devem estar em temperatura ambiente


Ora aí está algo que sempre me esquecia quando não tinha experiência... tirar antecipadamente os ingredientes do frigorífico para ficarem em temperatura ambiente. Tire sempre 30 minutos antes de começar a receita. Caso não o faça, é importante que saiba que o bolo poderá ficar mais baixinho e "solado".


6. Pese tudo muito bem


Fazer bolos tem tudo haver com precisão, por isso pese todos ingredientes muito bem e de acordo com a receita. Se não tiver uma balança pode usar os copos medidores (não use uma chávena qualquer quando a receita diz chávena!!). Para os sólidos encha o copo com o ingrediente e raspe o excesso com uma faca. Para os líquidos normalmente os copos vêm com as medidas em ml.


7. Não mexa em demasia mas também não mexa de menos


Isto pode ser um pouco complicado. Siga o que a receita diz mas lembre-se sempre que para por exemplo uma massa tipo pão de ló, é sempre necessário bater 3 minutos para cada ovo! Então se a receita tiver 3 ovos, deverá bater 9 minutos os ovos com o açúcar. Se for uma massa de manteiga deverá bater cerca de 5 minutos até adicionar os ovos 1 de cada vez e após apenas uns 20 segundos. Nunca, mas nuuuunca bata a farinha. Deve envolve-la na massa cuidadosamente. Se bater a farinha irá desenvolver o glúten e o bolo ficará "solado" e elástico.


8. Prepare as suas formas


Não encha as formas. Se a massa for em demasia para a forma, divida por duas. Não encha mais que 2/3 da forma ou então o bolo não irá cozer no meio e as laterais irão ficar duras e secas.

Eu pessoalmente não passo manteiga e farinha na forma, apenas cubro o fundo da forma com papel vegetal para que o bolo possa "agarrar" as laterais e crescer de forma homogénea sem quebrar no meio.


9. Pré aqueça o forno


É LEI. Pré-aqueça sempre o forno. Entra na cozinha e a primeira coisa que faz é ligá-lo. O forno irá demorar cerca 15 a 20 minutos a chegar à temperatura ideal. Aconselho também a comprar um termómetro de forno pois os fornos quase sempre não estão calibrados... por exemplo, o meu se selecionar 180 graus, chega apenas aos 160. Coza sempre os bolos no centro do forno a 180 graus sem ventilação ou 150 com ventilação ligada e nuncaaaaaaaa abra a porta antes do tempo. A estrutura do bolo irá cair.


10. Use um temporizador


Os fornos modernos já têm um temporizador mas caso use um antigo ou sem temporizador compre um e ponha a tocar 5 a 10 minutos antes de terminar de cozer a receita. Por exemplo, os meus bolos levam normalmente 40 minutos a cozer e aos 30 verifico o forno e já consigo perceber se vai precisar de mais tempo ou não.

Quando abrir o forno toque na superfície do bolo, se tremer precisa de mais tempo, senão irá pronto... mas também pode usar o bom e velho método do palito. Espete um palito a meio do bolo que deve sair limpo ou com pequenas migalhas quando o bolo estiver cozido.

Espero que estas dicas sejam úteis!

Se tiver alguma dúvida em relação ao processo de fazer um bolo deixe nos comentários.








1.296 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bolo churro

bottom of page