top of page

Bake It

Percebi que apesar do Blog existir já há algum tempo ainda não me tinha apresentado devidamente e daí surgiu a ideia de escrever alguns posts com histórias, não só da minha mas de pessoas que me inspiram e certamente irão vos inspirar também.


Podia romantizar e dizer que cresci numa cozinha com bolos e pães ao fim de semana, mas não seria de todo verdade. Havia um bolo sim, que a minha mãe fazia algumas vezes e que o aroma ainda me invade as narinas quando me recordo acordar da sesta da tarde e saber imediatamente que a minha mãe tinha feito bolo mármore e café fresco.

Cresci a desenhar e pintar todos os dias. Quis ser pintora e estudar em Belas Artes mas o destino levou-me para design. Tirei licenciatura em Design Industrial e durante 10 anos trabalhei com decoração e a desenhar móveis. Nos últimos anos especializei-me em design de cozinhas e de repente, quase sem contar, vi-me dentro de uma.

Desde o nascimento do meu primeiro filho que ansiava por organizar a festa de aniversário dele. Passava dias a planear tudo... e esses dias tornaram-se quase uma terapia, uma fuga à rotina.


Não sabia absolutamente nada de Cake Design. Os bolos eram toscos, baixinhos, sem arestas perfeitas, com uma quantidade enorme de pasta americana mas para mim era uma obra de arte que demorava dias a realizar. Lembro-me nesses dias a avó dizer "Quem faz isto para vender tem mesmo que gostar... porque é preciso muito tempo além da paciência...". Chegava ao final do dia com tantas dores nas pernas que mal me aguentava.


Passaram 6 anos, 10 como designer de interiores e no segundo aniversário da minha filha concluí que não podia continuar na minha profissão. Não estava feliz, estava extremamente cansada e já não conseguia prestar atenção a nada nem a ninguém. A criatividade acaba por morrer aos poucos com a rotina e dá abertura ao cansaço psicológico e foi isso que aconteceu comigo.


Parei um mês e esse mês mudou a minha vida... ou melhor, o meu marido fez-me chegar à realidade com a frase "Porque não te dedicas ao Cake Design?" isto porque "tens uma necessidade diária para criar, não podes estar eternamente numa secretária". E assim começou a minha obsessão incansável pela arte do Cake Design e tudo que a envolve.


Lembro-me do primeiro dia depois de me ter demitido, sentar-me no café com o computador e ler tudo e mais alguma coisa sobre marketing. A partir desse dia estudei e pratiquei sem parar. Marketing, fotografia, web, orçamento, massas, recheios, higiene e segurança alimentar, flores de açúcar, modelagem, pintura, etc, etc, etc...


Passado pouco tempo tinha encomendas de amigos e amigos desses amigos e alguns meses depois fui convidada para dar formação de pintura. Comecei com 4 alunos mas rapidamente enchi as salas de formação com alunas e alunos com histórias muito semelhantes à minha: procuravam uma terapia fora da rotina.




A Bake It vai fazer em breve 4 anos, sinto-me muito feliz e realizada por ter mudado de profissão onde consigo agora criar todos os dias, ensinar em formações, partilhar as minhas as minhas experiências com o blog e ter oportunidade de conhecer pessoas fantásticas com histórias que me inspiram todos os dias.


No próximo post trago a Chef Rosa Cardoso, autora dos livros "A Sair do Forno" e "Para Comer à Colher". Curiosos?



Obrigada por estarem aí,

Um fim de semana doce!


Vânia

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Be Nice

Comments


bottom of page