top of page

Bolo de Noz sem glúten

Conheci a Mariana há uns anos atrás numa formação e quando me disse que era celíaca perguntei-lhe se nunca tinha pensado em ter um negócio de doces sem glúten. Hoje, felizmente, a Mariana é a cara da 180º e dedica-se a criar doces maravilhosos para celíacos ou para quem não quer consumir glúten.


"O meu nome é Mariana e sou celíaca. Esta frase de apresentação ao estilo de AA é, no fundo, o melhor resumo sobre a razão de ter criado a 180°. Ser celíaco implica ter um cuidado muito grande com a comida, afinal, ter doença autoimune significa que se consumir glúten, cria-se uma guerra cá dentro e compromete a saúde (não é o que se quer). Nos eventos em que eu ia, levava bolos para partilhar e conseguir comer. Nos casamentos como fruta (é bom? É. Mas é o que apetece? Nem por isso). Como eu, existem outros tantos que não podem comer nada num evento social porque tudo tem glúten. E mesmo aquilo que não tem glúten, cozinhado num forno ou com utensílios onde existiu contacto com glúten, não pode ser consumido. Faço bolos desde que me conheço. Com o diagnóstico, fazer bolos tornou-se uma missão impossível, transformei a cozinha em laboratório e mesmo assim, os primeiros bolos eram maus. Faz parte.


Um dia, em pleno confinamento, ao ver um episódio de uma série com um casamento pensei:"Eu não podia comer nada daquilo". E pensei novamente em quantos celíacos, alérgicos ao glúten ou ao trigo, com SII não podem participar com segurança num evento familiar, por muito pequeno que seja? E assim surgiu a 180°, para permitir que todos pudessem usufruir de um bolo numa festa de anos, pic-nic, casamento ou só porque sim, porque apetece. Bolos feitos numa cozinha segura, livre de contaminação com glúten.


180° pela temperatura do forno. 180° pela volta que a vida dá quando sabemos que existe um sitio que cozinha em segurança para nós."




Vai precisar de:


3 ovos

172.50g de açúcar

52.5g de óleo neutro

125g iogurte natural

150g mix farinha para bolos sem glúten

15g fécula de batata

15g farinha de arroz

75g nozes picadas

6g fermento em pó


Pré aquecer o forno a 180 graus.

Separar as gemas das claras e bater as últimas até formar espuma.

Juntar o açúcar aos poucos e continuar a bater.

Acrescentar as gemas e bater mais um pouco para envolver.

Diminuir a velocidade, acrescentar óleo e iogurte à mistura de ovos e açúcar.

Envolver as farinhas e o fermento peneirados no preparado anterior e, no fim, juntar as nozes picadas.

Colocar na forma e cozer durante 43-45 min (dependendo do forno).


Espero que gostem!

Sigam a 180º no instagram e se fizerem a receita esperamos pelo vosso feedback!



388 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page